Notícias e dicas sobre Paisagismo

Uma informação bastante importante que deve ser divulgada é que muitas das plantas que temos em nossos em vasos ou jardins podem ser tóxicas, ou seja, apresentam princípios ativos capazes de causarem graves intoxicações quando ingeridas ou irritações cutâneas quando tocadas.

Geralmente, a intoxicação por plantas acontece por desconhecimento do potencial tóxico da espécie. Abaixo, segue algumas das principais plantas utilizadas, porém existem muitas outras que poderão ser consultadas no site: www.fiocruz.br.

Nome popular: Espirradeira

Nome científico: Nerium oleander L.

Parte tóxica: todas as partes da planta. 

Sintomas: a ingestão ou o contato com o látex podem causar dor em queimação na boca, salivação, náuseas, vômitos intensos, cólicas abdominais, diarréia, tonturas e distúrbios cardíacos que podem levar a morte.

Nome popular: Coroa-de-cristo

Nome científico: Euphorbia milii L.

Parte tóxica: todas as partes da planta. 

Sintomas: a seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, dor em queimação e coceira; o contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão; a ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarréia.

Nome popular: Comigo-ninguém-pode

Nome científico: Dieffenbachia picta Schott.

Parte tóxica: todas as partes da planta. 

Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.


Medidas Preventivas:

1 - Mantenha as plantas venenosas fora do alcance das crianças e animais domésticos.

2 - Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos(fazer comidinhas, tirar leite, etc.).

3 - Não prepare remédios ou chás caseiros com plantas sem orientação médica.

4 - Não coma folhas, frutos e raízes desconhecidas. Lembre-se de que não há regras ou testes seguros para distinguir as plantas comestíveis das venenosas. Nem sempre o cozimento elimina a toxicidade da planta.

5 - Tome cuidado ao podar as plantas que liberam látex provocando irritação na pele e principalmente nos olhos; evite deixar os galhos em qualquer local onde possam vir a ser manuseados por crianças; quando estiver lidando com plantas venenosas use luvas e lave bem as mãos após esta atividade.

6 - Em caso de acidente, procure imediatamente orientação médica e guarde a planta para identificação.

Desenvolvido por ontj Soluções Web | Todos os direitos reservados